Procure no Bolero Neto

domingo, 6 de janeiro de 2019

TRISTE MEMÓRIA PARA OS AMAPAENSES

"O NAUFRÁGIO DO BARCO NOVO AMAPÁ DEIXA MAIS DE 400 FAMÍLIAS ENLUTADAS"

O dia 6 de janeiro de 1981, jamais será esquecido pelos amapaenses, pois por volta das 08h00min da noite, mais de quatrocentos (400) pessoas morriam afogadas no naufrágio do barco Novo Amapá, no rio Cajari. O barco havia saído às 18h00min da noite do trapiche de Santana, superlotado, e enfrentou um remoinho no rio e adernou. Vários passageiros não foram salvos e não foram encontrados seus corpos. 
Em Santana chegaram os corpos encontrados, e vieram amarrados um ao lado do outro, numa autêntica jangada humana, a maioria exalando mau cheiro, pois já tinham se passado mais de 24 horas.
Segundo as estatísticas de nível internacional, este foi o 3º maior naufrágio do mundo, perdendo apenas para o Titanic em 1912, com mais de 1.200 pessoas que perderam a vida, e para um naufrágio na África, onde 600 pessoas morreram. 
Recebemos em primeira mão a informação de um agricultor e fazendeiro que residia as margens do rio Cajari. Ele ligou para a nossa assessoria de comunicação do Palácio do Governo, quando atendi a ligação, e que jamais vou esquecer, ele disse: "Olha Bolero, o barco Novo Amapá naufragou durante a noite, defronte da minha fazenda, onde mais de 100 pessoas estão desaparecidas". Era 08h00min da manha do dia 7 de janeiro. Neste momento chegava na ASCOM o radialista Humberto Moreira da Rádio Difusora, que de imediato entrou no ar e divulgou a tragédia. Na época o governador Comandante Barcellos, juntamente com o Exército Brasileiro de Macapá, deram todo o apoio para que fossem resgatados os corpos, que foram sepultados em Santana, coletivamente.





Nenhum comentário: